O projeto de articulação entre o pré-escolar e o 1º ano do
Centro Escolar de Areia denomina-se “Com histórias aprendemos” e baseia-se na
realização de várias atividades em comum com os dois níveis de ensino. Ora na
sala do 1º ano, ora em espaço dos alunos do pré-escolar, foram até ao momento
realizadas as seguintes atividades:
A dramatização da história “O Nabo Gigante” seguindo-se a construção de um cartaz com o “Nabo” feito com pedacinhos de papel de lustro rasgados à mão e colados em cartolina.
As lengalengas, de acordo com a programação de português do 1º ano, em educação literária. Foram recitadas várias lengalengas pelos dois grupos de alunos. No final aprenderam uma canção sobre as vogais.
Senhor guarda, venha cá!
- A
Venha ver o que isto é !
- E
O barulho é aqui . - I
Por causa da minha
avó, - O
Que matou o meu peru !
- U
A E
I O U
II
1, 2, 3 ... era uma vez!
3, 2, 1 ... pim, pam, pum
III
1, 2, 3, 4... quantas patas
tem o gato ?
4, 3, 2, 1... pam, pim,
pam, pum!
IV
1, 2, 3, 4, 5... está a
chover e eu não brinco!
5, 4, 3, 2, 1... vou jogar
ao pim, pam, pum!
V
Sola, sapato,
Rei, capitão
Rei, rainha,
Soldado, ladrão
Foi ao mar
Menina bonita
Buscar sardinha. Do
meu coração.
Para a mulher do juiz,
Que está presa pelo nariz.
Para
comemorar o dia da pessoa com deficiência tivemos a história de “TITA, a
coelhinha diferente”. Foi passado um power point sobre a história e, de
seguida, houve diálogo e imagens para pintar.
Os
números até 10 - Aqui também a partir de uma lengalenga foi apresentado ao grupo
do 1º ano uma sequência de números até 10 com rimas. No final, os alunos do 1º
ano tinham que adivinhar as palavras em falta nas respetivas rimas dos números
citados.
O
Cuquedo – A partir de uma história trabalhada na biblioteca, os alunos do
pré-escolar fizeram uma dramatização da mesma. No final, houve diálogo sobre os
medos de cada um e como ultrapassá-los.
Tangran
– Usando as figuras geométricas básicas, os alunos em trabalho de pares (um
aluno do 1º ano /um aluno do pré-escolar)realizaram várias atividades desde a
noção de tamanho, área, e proporcionalidade entre figuras, até à construção de
figuras representativas de animais ou objetos diversos segundo modelo dado ou
da imaginação de cada um.
Sem comentários:
Enviar um comentário