Centro Escolar de Areia - Árvore

Centro Escolar de Areia - Árvore

terça-feira, 1 de junho de 2010

Um bosque perto de ti... 1.º ano


Este trabalho foi realizado no âmbito do projecto nacional “Um bosque perto de si” e em colaboração com o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde.
O bosque estudado situa-se no Lugar de Areia, é atravessado por estrada movimentada por todo o tipo de veículos e tem junto a si muita construção de prédios para habitação. 
As aprendizagens realizadas constaram principalmente da observação do bosque em geral e das espécies vegetais existentes incluindo a familiarização com os respectivos nomes e características principais que as distinguem umas das outras, a sua utilidade, etc.
Durante esta visita os alunos ficaram entusiasmados e procuravam percorrer o espaço sem um objectivo chamando a atenção para tudo o que para eles era novo.
Feitos os grupos e acompanhados por monitoras fizeram observação das espécies de árvores, arbustos e ervas existentes naquele espaço. As espécies dominantes são o pinheiro e o eucalipto surgindo em menor quantidade o carvalho e o sobreiro. Aparece também vegetação arbustiva e herbácea variada
Recolheram materiais que depois foram novamente observados e estudados na sala de aula, realçando apenas os aspectos mais simples: nomes das plantas, partes das mesmas, sua utilidade, forma das folhas, sementes…Encontraram, com frequência e variedade, cogumelos no solo e em alguns troncos de árvores, que para os alunos foi uma surpresa e encanto.
Quanto à fauna observaram alguns pássaros que passavam entre as árvores; no solo encontraram principalmente formigas, centopeias, aranhas, caracóis e outros insectos cujo nome desconhecemos. 
O projecto “Um bosque perto de si” pode ser consultado por todos os interessados no site www.cienciaviva.pt/projectos/bosque . Lá serão encontrados muitos trabalhos e outros artigos de bastante interesse.

Prof. Fátima Silva 

Sem comentários:

Enviar um comentário